Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Bancos privados | 31/10/2022
Trabalhadores do Itaú conquistam anistia total das horas negativas

Os trabalhadores do Itaú que não conseguiram compensar as horas negativas até esta segunda-feira (31), terão o banco de horas anistiado completamente. A conquista foi negociada entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a direção do banco, em reunião realizada na última sexta-feira (28).

O acordo de banco de horas negativas foi negociado para garantir os direitos dos trabalhadores que foram afastados ou colocados em regime de rodízio nas agências, por conta da pandemia de coronavírus. "O banco de horas foi importante durante a pandemia porque deu a possibilidade ao trabalhador de ficar em casa e se proteger (da Covid). Mas o acúmulo foi grande por causa do longo tempo de pandemia e seria muito difícil pagar todas essas horas. Há cerca de um ano que estávamos cobrando a anistia e finalmente nossa reivindicação foi atendida", afirmou o representante da Fetrafi-RS na COE Itaú, Eduardo Munhoz.

O acordo de compensação das horas negativas, assinado em fevereiro de 2021, previa que os bancários teriam um período de 18 meses, a partir do mês de março seguinte, com o limite de duas horas por dia, para compensar as horas que faltavam. Este acordo seria revisado a cada três meses, podendo ser prorrogado em mais seis meses, caso os trabalhadores não conseguissem zerar a dívida de horas.

Para Jair Alves, coordenador da COE, foi um ótimo caminho para solucionar um problema tão grande e inesperado. “Este encerramento mostra como este acordo decisivo foi acertado, ao ser negociado num momento muito difícil para a classe trabalhadora e para todo o mundo.” 

Todos os membros do COE salientaram como a boa relação que construíram com o departamento do banco foi positiva para os trabalhadores. “Ainda temos muitos pontos pela frente para negociar, como o parcelamento de dívidas, PCR e teletrabalho”, concluiu Jair.

OUTRAS MATÉRIAS
Itaú | 08/05/2024
Itaú Unibanco registra lucro recorde, mas fecha postos de trabalho
Banco lucrou quase 10 Bi e fechou 3.561 postos de trabalho
Enchentes no RS | 07/05/2024
Bancários reivindicam aos bancos solidariedade e prioridade às pessoas
Calamidade pública do Rio Grande do Sul requer condições especiais para trabalhadores e seus familiares
ENCHENTES NO RS | 07/05/2024
Frente a cenário desolador no RS, movimento sindical reivindica aos bancos solidariedade, orientações claras e prioridade às pessoas
Para dirigentes, foco agora deve ser acolher pessoas e salvar vidas